• LMF UFU

LMF Explica: CDI

Os Certificados de Depósito Interbancário (CDI) são títulos de empréstimos realizados entre bancos comerciais por um curto período de tempo. O Banco Central determina que todo agente bancário deve fechar o dia com mais dinheiro entrando do que saindo de seu balanço, ou seja, fechar o dia com um saldo de caixa positivo. Entretanto, nem todos os dias os bancos conseguem garantir isso, pois o número de saques pode ter sido maior que o de depósitos à vista, por exemplo.

Com isso, os bancos recorrem uns aos outros para equilibrar diariamente seu caixa por meio do CDI, que funciona como um empréstimo entre instituições financeiras. A taxa de juros desses empréstimos interbancários forma a taxa CDI, que reflete o quanto os bancos estão pagando para ter acesso à empréstimos diários das outras instituições financeiras.

Assim, a taxa CDI pode ser considerada a taxa de juros do mercado financeiro de curtíssimo prazo, pois é calculada diariamente. Posteriormente são calculadas médias mensais e anuais que são utilizadas como referencial para o rendimento de investimentos de renda fixa, como o CDB, LCI e LCA.



Vanessa Miranda